quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Molde de Guirlanda com Papai Noel

Mais uma dica para quem quer deixar a casa craft no Natal: uma guirlanda formada por cinco carinhas de Papai Noel. O legal deste tutorial é que você pode aproveitar o molde e usar os Papais Noéis como enfeite de árvore, para decorar presentes, para espalhar pela casa, em puxadores e móveis. Fácil de fazer, a guirlanda aproveita restos de tecido e custa baratinho.


Para fazer a guirlanda você vai precisar de:
-20cm de algodão cru, para fazer as carinhas e os narizes
-30cm de cinco tipos de tecidos, para fazer os gorros
-5 guizos, para as pontas dos gorros
-fibra siliconada, para fazer o enchimento
-1,50m de arame, para dar sustentação aos gorros
-20cm de pele sintética na cor cru, para os gorros
-lã para a barba (eu usei lã de ovelha, natural)
-1 pedaço de madeira ou MDF, para prender as carinhas de Papai Noel e montar a guirlanda
-1m de arame (eu usei arame sujo, que aquele que a gente já compraenferrujado)


Usando o molde ali de cima, corte, no algodão cru, duas vezes o oval, para fazer as carinhas. Para o acabamento ficar mais bonito, costure toda a volta e abra um pedaço atrás, para conseguir virar. Encha com a fibra siliconada. Para a guirlanda, você vai precisar de 5 carinhas de Papai Noel. Eu acho que é uma boa já fazer algumas a mais, para usar em outros enfeites de Natal.

Com o círculo, corte 1 vez em algodão cru. Vá franzindo as bordas à medida que vai enchando com fibra, para fazer o nariz.
Para fazer a barba, corte oito pedaços de lã de 20cm cada um. Costure a lã, na máquina, deixando 10cm de cada lado da costura. Prenda a barba e o nariz na cara do Papai Noel. Para fazer o bigode, dobre a lã e faça uma laçada com linha.




Para fazer o gorro, costure o tecido estampado com a pele sintética. Para montá-lo na cara do Papai Noel, insira o arame dentro do gorro e prenda o guizo na parte superior. Posicione na cabeça e prenda a parte de baixo no tecido, costurando bem.

Para pintar o rosto, use caneta para tecido e tinta para tecido, nas cores preto, branco e cor de pele.

Não se preocupe muito com a parte de trás, porque ela será escondida pela placa de MDF. O mais importante é que tudo fique bem costurado, para não ter perigo de desprender quando a guirlanda estiver em uso.
Cada carinha vai ficar assim. Agora é só prendê-las na placa de MDF, usando cola quente.
A placa de MDF deve ter dois furos, para prender o arame. Em lojas para artesanato você encontra essas placas prontas, às vezes até já com o arame. Se quiser reaproveitar, procure por pequenos pedaços de madeira e fure você mesma, com a furadeira.



Para deixar o arame assim com voltinhas, use uma caneta ou o cabo de um pincel e enrole algumas vezes, em pontos isolados. Depois prenda na placa de MDF.


Eu acho que a guirlanda fica mais bonita assim, usando vários tipos de tecidos e estampas nos gorros. Se você prefere um visual mais clássico, por fazer todos os gorros iguais, ou usar tecido vermelho liso, de bolinhas, xadrez, listrado, brincando com as padronagens.

0 comentários:

Postar um comentário